auditoria departamental municipal

Auditoria fiscal é aquela direcionada para o estudo do correto cumprimento dos deveres tributários pelos contribuintes. A auditoria departamental determina o exame e a avaliação de programação tributária e a capacidade e a ação dos métodos e controles usados para a operação, pagamento e recuperação de impostos, taxas e determinadas obrigações de natureza fisco-tributária que atinja nas operações, bens e documentos da empresa.

Essa auditoria departamental municipal só pode ser realizada por servidor público empregado no setor 

tributário. Conforme artigo 142 do Código Tributário Nacional assim como diz: Concorre privativamente a superioridade estabelecer o abono tributário pelo ajustamento, assim compreendido o sistema administrativo propenso a averiguar a ocorrência do fato gerador da obrigação equivalente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, reconhecer o sujeito negligente e, sendo o caso, propor execução da penalidade cabível.

O servidor Público da inspeção é a superioridade administrativa responsável de verificar o apropriado andamento do sistema tributário. Ele deve ser um servidor público e em mérito disto efetuar seu trabalho dentro dos conceitos próprios aos encargos públicos.