Contabilidade Pública Municipal

A Contabilidade Pública estabelece como sendo a subdivisão da contabilidade que registra, controla e demonstra o andamento dos orçamentos, dos atos e ocorrências da fazenda pública e o patrimônio público e suas alterações. Portanto, seu sentido relaciona-se ao controle e gestão dos recursos públicos. Com o estabelecimento da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar 101/2000), a Contabilidade Pública estabeleceu uma maior importância e valorização.

A Contabilidade Pública é uma área muito característica do setor contábil, pois possui regras diversas da iniciativa privada, estando baseada na

Constituição Federal, na Lei 4.320/64, na Lei Complementar 101/2000 (LRF) e em normas regulamentares como:

NBCASP – Normas Brasileiras de Contabilidade usada ao Setor Público, emitidas pelo órgão de classe,
CFC – Conselho Federal de Contabilidade; PCASP- Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, oriundas do STN – Tesouro Nacional e do GTCON – Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis; bem como, das normas baixadas pelos Tribunais de Contas e pelos próprios órgãos locais.

Com esse curso, o candidato estará capacitado a atuar com perícia na Contabilidade Pública, concluindo com maior facilidade e segurança as importantes tarefas de registros e orientação das ações de gestão pública, além de assinalar para o avanço em sua carreira, pelo conhecimento aprendido. Ou, caso deseje, participar com chances nos concursos públicos para a área ou outras áreas relacionadas..